Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Há mar e mar

"Há mar e mar, há ir e voltar"

Há mar e mar

"Há mar e mar, há ir e voltar"

Quando a casa se serve à mesa

14
Fev20

Estou agora na Noruega, no parque nacional de Jotunheimen. Este parque nacional situado mais ou menos no centro da Noruega inclui várias montanhas com mais de 2000m. A maior montanha da Noruega situa-se nesta zona.

Estou a trabalhar num hotel - o Hindsæter Fjellhotel. Tem sido uma experiência interessante onde tenho aprendido várias coisas novas. Também gosto do facto de ter tanta natureza à minha volta e de sair praticamente todos os dias para fazer um trilho diferente.
No hotel o menu é fixo para cada dia da semana. Duas entradas, um prato principal e uma sobremesa. À quarta-feira o prato principal é bacalhau...
Aqui o bacalhau não se serve com alho. Aqui o bacalhau traz até mim um bocadinho de casa.
Os turistas querem falar com a portuguesa e dizer que estiveram na maravilhosa cidade do Porto. Que fizeram isto ou aquilo e o que comeram. Querem perguntar como são os nossos pratos de bacalhau. E até os meus colegas têm questões!
Aqui o bacalhau relembra-me o quão longe estou e traz com ele a saudade. Não a saudade do meu país mas a saudade de casa.
Hoje para além de bacalhau servi um bocadinho de casa e espalhei cultura portuguesa por aí. E foi quando falava da invicta e do rio Douro que a saudade falou por si.
A única coisa que o prato servido partilha com os nossos é o peixe. Não há alho nem azeite.
Aqui não servem bacalhau mas bakaleo ou algo do género dependendo de quem pronuncie o nome. E quando me perguntam como se diz eu emendo: bacalhau e eles: ahhh baculeo!
E hoje mais do que peixe, mais do que um prato servi um pouquinho do nosso país. Sorri de forma sincera e tentei explicar tudo o que consegui a quem me quis ouvir.
Às quartas quando este peixe pescado nas ilhas Lofoten (ilhas no norte da Noruega) vai nas minhas mãos entre a cozinha e a mesa levo comigo um pouco de casa e apresento: aqui está o vosso bacalhau! E, assim sirvo um pouquinho de Portugal. Sirvo à mesa umas postinhas de casa!

3 comentários

Comentar post